Por que o nome Campos Salles?

Na história do Brasil, CAMPOS SALLES foi um exemplo de integridade moral e cívica, dedicando sua vida pública na recuperação e estruturação da imagem do Brasil junto à comunidade internacional e restituição ao povo brasileiro da confiança em um futuro sério e empreendedor.

No momento, que hoje o país atravessa, um grupo de irmãos olhando os anseios de uma sociedade, ávida por transformações e por lideranças, que a levem a um porto seguro, este grupo se reuniu em 24 de junho de 1991, para erguer uma Loja Maçônica, a qual tivesse princípios fortes e objetivos concretos, alinhados a este ideal de desenvolvimento e melhoria do ser humano e reconstrução da nossa sociedade.

Estes irmãos encontraram em CAMPOS SALLES não somente uma identificação ou uma simples agregação, mas sim um nome que simbolizava um ideal e seria o grande espírito protetor e fonte geradora de intuições, ajudando-os e fortalecendo-os no trabalho, com seu exemplo cívico e moral de cidadão e MAÇOM.

Com esta visão e exemplo, escrevem a Carta de Princípios da Loja:

  1. Ser uma Maçonaria Operativa; através de uma participação efetiva no progresso da sociedade.
  2. Ser uma Maçonaria Filosófica; através do estudo filosófico e cultural maçônico, permear o desenvolvimento intelectual e moral de seus membros.
  3. Promover o Respeito ao Indivíduo; através da garantia do direito à expressão, dentro de um clima construtivo, harmonioso e sadio, em que a compreensão e o respeito mútuo prevaleçam.
  4. Promover a Integração da Família Maçônica; através de eventos sócio culturais e propiciando ajuda efetiva moral e material a seus membros.

Campinas, 30 de maio de 1992.

LOJA MAÇÔNICA CAMPOS SALLES